(Vídeo)
(Script)
Paloma (âncora): Boa tarde! Hoje iremos falar sobre o que os militares estão fazendo no Brasil. Está começando uma Ditadura. Estamos agora com a nossa repórter Thais para nos dar mais informações.
Thais (repórter): Boa tarde! Soubemos agora que o ato institucional n°1 foi lançado pelos militares que permitia a cassação de mandatos, a suspensão dos direitos políticos e a permissão de decretar estado de sítio. Castelo Branco, nomeado presidente, extinguiu os partidos políticos e adotou o bipartidarismos
Paloma (âncora): Obrigada Thais! Agora vamos com a nossa repórter Andressa que está na França no meio de um protesto de estudantes.
Andressa: Boa tarde Paloma. Em 1968 estudantes franceses saem às ruas a protestar contra os rumos da sociedade. O movimento estudantil francês influenciou diversas organizações. No Brasil, o movimento estudantil se organiza e passa a ser um importante foco do regime militar. Costa e Silva decretou o Ato Inconstitucional número 5, cassando mandatos políticos e fechando o Congresso Nacional por quase 1 ano. Com o governo Médici, o Brasil conheceu o auge da repressão militar. Como consequência, o "milagre" econômico desencadeou uma grave recessão econômica. Voltamos ao estúdio com Paloma!"
Paloma (âncora): Obrigada Andressa! Agora vamos por áudio com a nossa repórter Thais para nos dar informações sobre o governo de Ernesto Geisel.
Thais (repórter): Olá Paloma! O general Enersto Geisel, iniciou o seu mandato prometendo flexibilizar o regime militar, suspendeu a repressão política, reestabelecendo a liberdade de imprensa e revogou a AI5, dando início ao processo de abertura política, o seu governo coincidiu com oinício da fase de desaceleração da economia, o aumento da pressão popular fez com o novo presidente general João Figueiredo sancionasse em 1979 a lei de Anistia permitindo novos partidos políticos, e reestabeleceram-se eleições diretas para governador, a partir de 1983 as forças oposicionistas com forte apoio popular desenvolveram movimentos da direta já exigindo por meio de uma emenda constitucional, e restabelecendo as eleições diretas para presidente da república em uma manobra política os militares conseguiram revogar a emenda, no em tando um acordo entre PMDB e PSD conseguiu eleger Tancredo Neves.
Paloma (âncora): Obrigada Thais! A nossa repórter Larissa vai nos dar mais detalhes sobre Tancredo Neves.
Larissa: Com a morte de Tancredo Neves, assume José Sarney. O governo Sarney implantou o Plano Cruzado, para combater a inflação pelo congelamento de preços e da troca da moeda. Teve como marca na política a eleição de uma assembléia nacional constiituinte que em 1988 deu ao Brasil uma nova constituição. O fracasso do plano economico e a corrupção generalizada contribuiram para polarizar as preferências eleitorais em 1989 em torno das candidaturas de Fernando Collor de Mello, que om a vitória provocou uma euforia momentanea, logo disparada pelo fracasso dos sucessivos planos econômicos e pelas denúncias de corrupção que atingiram figuras próximas ao presidente. Depois de intensa movimentação popular, Collor foi afastado do governo, em 1922, pelo processo de impeachment, conduzido pelo Congresso Nacional. O presidente Itamar Franco, sucessor de Fernando Collor, tendo como seus objetivos principais combater a inflação, ter o crescimento economico e diminuir a pobreza do povo brasileiro. O sucesso das medidas econômicas permitiu a eleição do criador do Plano Real, Fernando Henrique Cardoso, que conquistou a Presidência da República e foi presidente por dois mandatos de 1995 a 1998 e de 1999 e 2002. Após os oito anos de governo de Fernando Henrique Cardoso, em 2002 elege-se presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, que dá continuidade à política econômica do antecessor.
Paloma (âncora): E essas são as informações de hoje. Tenham uma boa tarde!
Jornal de História do módulo 11 (páginas 36 e 38).
Grupo: Andressa, Larissa, Lucas Ladico, Paloma e Thais.
Postado por: Lucas Ladico
Nenhum comentário:
Postar um comentário