Páginas

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

PT, PEN e PSB lideram fichas sujas em SP; Maluf e Soninha são impugnados


O TRE-SP indeferiu 69 candidaturas pela Lei da Ficha Limpa, do total de 3.665 pedidos de registro de candidaturas no Estado. Entre os barrados estão o deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) e a ex-vereadora paulistana Soninha Francine (PPS). O PT e o PEN (Partido Ecológico Nacional) foram os partidos que tiveram o maior número de candidaturas indeferidas pela Ficha Limpa: oito cada. Logo depois vem o PSB, com sete.
Logo atrás, PTB, PP, PV, PSC e PMDB tiveram 4 cada, enquanto SD, PRB, PPS, PDT, PR e PSDB somaram dois cada um. Os partidos PSDC, DEM, PSTU, PRP, PSL, PMN, PCdoB e PTN tiveram cada um uma candidatura impugnada. No Estado, dos 32 partidos aptos a disputar a eleição, 23 tiveram pelo menos um candidato rejeitado pela Lei da Ficha Limpa. Ou seja, 69% do total. Em todos os casos, cabe recurso ao TSE e os candidatos podem prosseguir em campanha até a decisão final.
As 69 candidaturas correspondem a 13,61% dos 507 barrados no total. A maioria dos demais teve problemas com a documentação apresentada. O dispositivo mais aplicado da Lei da Ficha Limpa foi o que prevê a inelegibilidade para os gestores que tiverem as contas públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa, caso de Soninha Francine.




Conheça os partidos políticos existentes no Brasil34 fotos

Existem atualmente 32 partidos políticos no Brasil e mais um aguardando registro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). São tantos que as siglas acabam virando uma "sopa de letrinhas" na cabeça do eleitor. Por isso, o UOL reuniu cada uma delas, seus principais representantes e quanto receberam, no ano passado, dos R$ 286,2 milhões destinados ao Fundo Partidário Arte/UOL
Em segundo lugar, veio a alínea que não permite a candidatura de condenados por uma série de crimes. Em terceiro, aparece a alínea que tira da disputa eleitoral os condenados à suspensão dos direitos políticos por ato doloso de improbidade administrativa que importe lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito, caso em que Maluf foi enquadrado.
No primeiro caso, a inelegibilidade dura oito anos contados da data da decisão que rejeitou as contas. Nos outros dois casos o cidadão não pode disputar cargos eletivos desde a condenação até oito anos após o cumprimento da pena.
O deputado Paulo Maluf alega que a condenação não se enquadra na Lei da Ficha Limpa por não ter sido um ato doloso, com intenção. Ele diz que vai recorrer ao TSE e que até lá vai prosseguir em campanha.
A candidata Soninha Francine questiona os cálculos feitos na análise do balanço da Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades, do governo de São Paulo, que foi gerido por ela em 2011, na gestão de Geraldo Alckmin (PSDB).
E aqui você ve a lista dos indeferidos em São Paulo : http://eleicoes.uol.com.br/2014/noticias/2014/09/08/pt-pen-e-psb-lideram-fichas-sujas-em-sp-maluf-e-soninha-sao-rejeitados.htm


Postado por: Thais Santos Schroll

Voo Malaysia Airlines

Voo Malasysia Airlines



Seis meses depois, desaparecimento do MH370 continua um enigma.Parentes reclamam do que consideram indiferença das autoridades.Dos 239 passageiros, 153 eram chineses.


Familiar de passageiro do voo desaparecido há seis meses chora durante homenagem às vítimas em Pequim, nesta segunda (8) (Foto: Kim Kyung-Hoon/Reuters)



As famílias das vítimas do voo MH370 da Malaysia Airlines, desaparecido há seis meses sem deixar rastros, recordaram nesta segunda-feira (8) seus entes queridos em meio à indignação pela falta de respostas.
Durante uma cerimônia de oração nesta segunda-feira, em Pequim, trinta parentes denunciaram o que consideram a indiferença das autoridades chinesas e os maus-tratos dos quais alguns se sentiram vítimas.
Dos 239 passageiros e membros da tripulação do Boeing da Malaysia Airlines, 153 eram chineses.
'Cada dia é uma tortura, mas hoje sofremos ainda mais', disse, entre lágrimas, uma mulher de 55 anos de nome Zhang, que perdeu sua filha na catástrofe.
A celebração da oração coincide com a Festa das Lanternas, um momento importante na vida familiar na China.
Policiais à paisana vigiavam a pequena cerimônia no templo dos Lamas, um lugar importante do budismo tibetano da capital, onde uma multidão de turistas e peregrinos fazia oferendas com incensos e flores.
Segundo vários testemunhos, parentes dos passageiros foram detidos e espancados no verão, entre eles dois menores de seis e quatro anos, após uma manifestação em frente ao escritório da Malaysia Airlines em Pequim.
'Não entendemos. Somos simplesmente cidadãos comuns', criticou nesta segunda-feira Dai Shuqin, um trabalhador de 61 anos cuja irmã e sua família viajavam no voo MH370. 'Alguns queriam se suicidar, subir em um edifício e pular'.
Na Malásia, Selamat Umar, de 60 anos, cujo filho Mohamad Jairul Amri estava no avião, participou no domingo com uma centena de familiares das vítimas de uma cerimônia na qual pediu a 'Alá que proteja seu filho e o devolva'.
'Parte o meu coração que continuemos sem ter informações sobre o paradeiro do MH370. Meu espírito não está tranquilo', confessou.
O voo MH370 entre Kuala Lumpur e Pequim desapareceu no dia 8 de março. Pouco depois de decolar, o avião mudou radicalmente de rota, girando a oeste e depois ao sul, em direção ao oceano Índico, onde teria caído por falta de combustível.

Fonte:  http://g1.globo.com/
Postado por: Moacir








O 7 de setembro - importância

O Dia 7 de setembro de 1822 foi muito importante na História do Brasil, pois foi nesta data que o príncipe regente Dom Pedro proclamou a Independência do Brasil. Desta forma, ficou oficializado o rompimento do vínculo de dependência que o Brasil tinha com relação a Portugal. 

Contexto Histórico
Dom Pedro vinha sofrendo forte pressão das cortes portuguesas para retornar para Portugal. A metrópole percebia que estava perdendo, aos poucos, o controle político do Brasil. As cortes portuguesas demonstravam forte interesse em recolonizar o Brasil, eliminando focos de resistência. A presença de Dom Pedro no Brasil atrapalhava estes interesses portugueses, porém o príncipe regente também sofria pressões da elite brasileira que estava ávida pela independência do país.

Como foi o 7 de setembro
Na tarde do dia 7 de setembro de 1822, Dom Pedro estava em São Paulo, nas proximidades do riacho do Ipiranga, após retornar de uma viagem a Santos. Neste local, o príncipe regente recebeu uma carta de um mensageiro. Nesta carta, as corte portuguesas exigiam obediência às ordens portuguesas e seu retornou imediato a Portugal. 

Foi neste momento que Dom Pedro proclamou a independência do Brasil, com o famoso grito: “Independência ou Morte!”. O fato histórico ficou conhecido nacionalmente como “O Grito do Ipiranga”.

Você sabia?
- A viagem que Dom Pedro estava fazendo, no começo de setembro de 1822, a São Paulo tinha como objetivo resolver disputas políticas na província.

- Dom Pedro I foi aclamado imperador do Brasil, no Rio de Janeiro, em 12 de outubro de 1822.

- Somente em agosto de 1825, com intermediação da Grã-Bretanha, Portugal reconheceu a independência do Brasil.







Fonte: http://www.suapesquisa.com


Postado por: Rafael Araújo

Jornal Tempos Modernos

Grupo: Nicolas Ventura, Matheus Rezende, Bruna Trindade, Fabricio Pires.
Postado por: Nicolas Ventura

Grandes Navegações

https://www.youtube.com/watch?edit=vd&v=iuU3n1JgzE8

RESUMO DO VÍDEO

As Grandes Navegações.
*O principal objetivo dessas navegações era o de encontrar rotas comerciais alternativas para chegar às Índias.
* Portugal iniciou o comércio marítimo quando criou a Escola de Sagres, um centro de ensino de técnicas de navegação.
*Portugal foi pioneiro porque: era o único país com um Estado unificado, localização estratégica, vasto conhecimento náutico e uma classe dominante que apoiava o comércio.
* Os espanhóis acreditavam que a Terra era uma esfera.
* Tratado de Tordesilhas dividia o mundo entre espanhóis e portugueses.
* França - “por que o mundo é somente dos portugueses e dos espanhóis?”  piratas começaram a atacar os portugueses, e a França entrou na disputa das terras novas.
* Ingleses - piratas que atacavam os espanhóis, financiados pelo próprio Estado - viagens de reconhecimento em direção da América do Norte.
*Holandeses ocuparam a Guiana, as Antilhas e algumas partes da América do Norte, além de ajudar os portugueses na implantação da indústria açucareira no nordeste brasileiro - Insurreição Pernambucana -> os moradores de Recife investiram na expulsão dos holandeses, que cobravam altos impostos e ameaçavam lhes tirar as terras.
*Inglaterra - excesso populacional - colonos para a América do Norte – viviam de forma pacífica -  norte, com uma economia autônoma e não dependente da metrópole - sul, desenvolveu-se o sistema de plantation, marcado pela monocultura em grandes propriedades e a utilização de mão de obra escrava - produção de artigos tropicais feitos para exportação.
* Pacto Colonial - colônia e a metrópole.
*Espanhóis: quatro vice-reinos.
*Portugueses: capitanias hereditárias.
* Brasil colonial, com a economia sendo sustentada pelo açúcar.
*A colonização espanhola: cabildos, que era a administração local. Eles eram comandados por crioullos, que eram filhos de espanhóis nascidos na América. Já os próprios espanhóis que moravam aqui, eram chamados de chapetones, e controlavam a colonização por meio do Conselho das Índias.
*Povos pré-colombianos: Astecas, Maias e Incas.

Postado por Heloísa Y. Hashimoto.

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Deuses Gregos

Na Grécia Antiga, assim como atualmente, utilizavam crenças e mitologia para explicar coisas que não eram comprovadas pelos humanos. Mas diferente das crenças do Brasil atual, na Grécia, eles eram politeístas, ou seja, acreditavam em vários deuses.
Os deuses gregos eram imortais e, assim como os humanos, imperfeitos. Eles cometiam qualquer erro que os humanos poderiam cometer. Cada deus era responsável por uma certa função, por exemplo, acreditavam na existência de uma deusa da lua, uma do casamento e um dos céus.
Alguns deuses tinha filhos com mortais e assim nasciam os semi-deuses. E também, assim como alguns gregos antigos, eles casavam-se com seus próprios irmãos e irmãs ou outros parentes.
O Monte Olimpo é o lugar onde acreditava-se que a maioria dos deuses morava e reinava. Há 12 deuses olimpianos principais:
- Zeus: ele é o Rei do Olimpo, deus do deuses, dos céus, das tempestades e dos trovões. 
- Hera: ela é a Rainha do Olimpo, deusa do casamento, de maternidade, da mulher, da fidelidade e do ciúmes.
- Poseidon: ele é o deus dos mares, dos oceanos, dos maremotos e dos terremotos.
- Deméter: ela é a deusa da agricultura, da colheita, da vegetação e da fertilidade.
- Ares: ele é o deus da guerra sangrenta e da violência.
- Atena: ela é a deusa da sabedoria e da estrategia em combate.
- Apolo: ele é o deus do sol, da luz, da música e das artes.
- Ártemis: ela é a deusa da lua, da caça, dos caçadores, da vida selvagem e da castidade.
- Hefesto: ele é o deus das forjas, das ferramentas, do fogo e da tecnologia.
- Afrodite: ela é a deusa do amor, da paixão, do sexo e da beleza.
- Hermes: ele é o mensageiros dos deuses, deus dos trabalhadores, deus dos viajantes, dos ladrões e da velocidade.
- Dionísio: ele é o deus do vinho, da loucura e das festividades.
Há também deuses menores ou que não vivem no Olimpo como Hades, deus do submundo e dos mortos. E deuses que vieram antes dos deuses olimpianos que são os deuses primordiais e os titãs.

By: Fellipe F. Daniel